quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nome do seu nome que nome tem?

Ontem me deparei com um livro que mexeu comigo.
Adoro meu nome e a simplicidade que ele tem.
Simples porque é um nome bastante comum, mas é meu, foi escolhido para mim.
Sempre gostei de ouvir histórias e minha sempre gostou de contá-las.
Pois bem, várias vezes, quando digo várias quero dizer muitas, minha mãe contou que sempre sonhou em ter uma filha mulher e que ela se chamaria ALINE. Isso mesmo Aline, simples assim, bonito assim. Ela gostava do nome, gostava de seu significado e o mais importante iniciava com a letra A.
Então ao folhar um livrinho me deparei com vários nomes e sobrenomes e suas mais diversificadas histórias e origens. Nossa!!! Para mim um prato farto, que sacia meus dois principais anseios, história e o porquê das coisas.
O livro é infantil mas um tanto interessante para adultos que gostam de se contagiar pela magia do "não" crescer.
Eu sou Aline = Graciosa, atraente, filha de Valéria = cheia de saúde e também do Nelson = filho de campeão. Na união de meus dois sobrenomes se encontram as famílias mais numerosas. Sim eu sou Silva e sou Santos.
Por muito e confesso que a pouco também, sempre deram risadas dos meus sobrenomes, por serem comuns, por existirem tantos, mas não se engane, não somos todos da mesma família!
Meu Silva, não sei bem a origem, mas sei que de uma forma geral são desbravadores e segundo um vizinho, advindo da mesma terra natal de meu pai, "Os Silva´s de Lagoão são bom de faca". Bom ou não duvidoso ou não essa é parte da minha família.
Meu Santos, que foi me dado pela mãe, é de origem portuguesa, de um avó nascido na santa terrinha, onde se arrasta bem o "r" e que se apaixonou por uma avô brasileira e nascia assim a família Brasil...Brasil por permitir todas as miscegenações, por acolher tanta gente e "fazer" tanta gente diferente.
Era isso...eu tinha que compartilhar e sinceramente estou disposta a apurar mais sobre o fato.

Ah para quem interessar possa, ai vai o título da obra:
A ÁRVORE DA FAMÍLIA, Maísa Zakzuk.

Beijo e até...

Nenhum comentário: