Em nossa vida passamos por inúmeras experiências e nem sempre conseguimos
tirar o melhor proveito do que nos é oferecido. Às vezes, por imaturidade ou não conseguir observar o quão aquilo poderá acrescentar em nosso conhecimento e vivência.
No início de minhas atividades escolares, eu nem sequer conhecia ou tinha visto um computador. Muito menos ter acesso a um. Estudei em escolas pequenas, com recursos limitados, mas coerentes com a realidade vivida por todos os alunos.
O primeiro contato ocorreu somente no final do ensino fundamental, quando as máquinas começaram a se disseminar também entre as classes menos favorecidas. Dessa forma, o mundo começou a se apresentar para mim de forma ilimitada, afinal, em rede, podemos imaginar, conhecer, transmitir e repassar o que queremos e precisamos.
Hoje, como futura educadora, mais do que ninguém, acredito
que ser imprescindível ofertar aos alunos um mundo do qual, como dizem, "eles já nascem sabendo". O desafio é apresentar aos meus futuros alunos novas formas de se relacionar,
métodos divertidos de aprender diferentes da realidade que estão
acostumados e do que já conhecem.
Mostrar a importância de estudar, o quanto isso permite mudanças significativas na vida e com auxílio das tecnologias, uma vez que vivemos em um mundo competitivo, podem ter com a ferramenta um diferencial.
Habituar-se com o mundo virtual e as tecnologias oferecidas não é fácil, mas é necessário disposição e interesse de ambas as partes - professor e aluno. O uso das TIC's transcende o mundo da diversão, não são somente jogos e aplicativos, é também um excelente método de conhecimento. E ter o recurso de proporcionar isso a jovens e
crianças, torna o aprendizado interessante, divertido e
instiga a curiosidade, além de estreitar laços.
O caminho a ser trilhado é longo, mas não se pode dizer que é impossível.
Leia a pesquisa sobre a relação de crianças e as TIC's:
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